CASES

PROGRAMA GESTÃO DE FORNECEDORES DURATEX

Gestão de riscos, qualificação e desenvolvimento da cadeia de suprimentos

O DESAFIO

A Duratex é a maior produtora de painéis de madeira, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul, líder no mercado brasileiro de pisos laminados e um dos principais fabricantes de revestimentos cerâmicos do país.

Como líder no mercado, tem responsabilidades potencializadas e riscos proporcionais, encontrando grandes desafios em diversas áreas, assim como na gestão de fornecedores.

Iniciativas importantes como o desenvolvimento de fornecedores e a gestão de riscos, com ações de prevenção a não-conformidades relacionadas a documentações e licenças de funcionamento, relações trabalhistas e questões de saúde e segurança eram necessárias para criar, junto aos fornecedores Duratex, uma nova perspectiva em relação aos programas de gestão, mudando a cultura reativa que estes programas costumam provocar e engajar o envolvimento dos fornecedores como agentes catalisadores de mudança, trazendo sua participação para o primeiro plano.

A RESPOSTA

Participamos da criação do programa Gestão de Fornecedores Duratex (GFD) e do seu desenvolvimento contínuo desde 2012, assessorando a implementação de ações, processos e inovações durante o programa, ampliando critérios e qualificando o desempenho expressivamente em duas áreas:

Gestão de riscos:

Através de uma gestão estruturada monitorando as ações de compliance regulatório e legal, tanto no âmbito jurídico quanto operacional;

Desenvolvimento de fornecedores:

Prestando consultoria desde a análise, diagnóstico e levantamento até a implementação de soluções de apoio aos fornecedores, como desenvolvimento de processos, metodologias e práticas e também orientação na adequação às diretrizes da ISO 20400.

OS RESULTADOS

O GFD tem apresentado constante evolução dos participantes, demonstrada através dos resultados no desempenho dos fornecedores que tiveram participação recorrente no programa ao longo de sua execução.

O Relatório Anual da Duratex divulga ao mercado e à sociedade como a empresa gera valor para todos os seus públicos de relacionamento, por meio de seus processos, produtos e serviços, incluindo as análises de performance do GFD.

Os resultados, obtidos pela compilação dos dados e informações destas análises e demonstrados através do programa, permitem uma perspectiva ampla de como são gerenciados os riscos e potencializados os benefícios econômicos, sociais e ambientais do negócio e também orientam os planos e metas do programa de acordo com a estratégia, os investimentos e a forma de gestão da companhia.

Reconhecimento

Em 2017, a Duratex venceu o Guia Exame de Sustentabilidade na categoria Materiais de Construção, sendo considerada a empresa modelo do setor no Brasil. Esta é a terceira vez que a empresa conquista o prêmio e, pelo 9º ano seguido, foi selecionada para integrar a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa (ISE 2016/2017), entre outros.

Fruto do GFD, em 2014 foi lançado o Prêmio Melhores Fornecedores, que reconhece os parceiros mais engajados com os planos de ação e qualificação do seu negócio. Além da premiação para cada setor de atuação (dividido entre PME e Grande Empresa), são reconhecidos também os fornecedores mais atuantes na implementação das práticas do programa e também o mais comprometido no combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em sinergia com o programa Na Mão Certa, da Childhood Brasil, do qual a Duratex é signatária desde 2007.

  • A Gestão Origami é muito conceituada, principalmente pelas pessoas que formam a empresa. Com elevadíssimo nível de competência, entrega e conhecimento.

    Gerente de Sustentabilidade Duratex